terça-feira, 26 de agosto de 2008

BEBIDAS ALCOÓLICAS-CALORIAS

Tabela de Calorias

Bebidas Alcoólicas

Produtos Quantidade
Kcal.
Aguardente 1/2 copo (100ml)
231
Batidas 1/2 copo (100ml)
251
Cerveja 1 copo (240ml)
101
Cerveja light Embalagem (360ml0
148
Champagne 1 taça
85
Chope 1 tulipa (150ml)
90
Cidra 1/2 copo (100ml)
50
Conhaque 1 dose (50ml)
125
Daiquiri 1/2 copo (100ml)
116
Gim 1 dose (30ml)
60
Kir (vinho c/ licor de cassis) 1 copo (240ml)
80
Licor de Jenipapo 1 cálice (20ml0
90
Licores 1 cálice (20ml)
69
Meia de seda 1 copo (240ml)
140
Ponche 1 copo (200ml)
100
Rum 1 copo de 50ml
110
Vermute doce 1 cálice (35ml)
50
Vermute seco 1 cálice (40ml)
40
Vinho branco doce 1 taça (110ml)
142
Vinho branco seco 1 taça (100ml)
85
Vinho de maçã 1 taça (100ml)
32
Vinho moscatel 1 taça (10ml)
137
Vinho rosè 1 taça (100ml)
74
Vinho tinto 1 taça (100ml)
65
Vodka 1 cálice (30ml)
72
Wisky 1 dose (100ml)
240

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Programa Juventude Cidadã-16 a 24 anos

Governo inicia execução do programa Juventude Cidadã em parceria com o MTE


O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, está iniciando na Paraíba a execução do Programa Juventude Cidadã, visando proporcionar cursos, qualificação e oportunidades de formação inovadoras e criativas de desenvolvimento pessoal, social e profissional para um público alvo formado por jovens com idade compreendida entre 16 e 24 anos, visando o aumento efetivo de suas chances de ingresso no mercado de trabalho.

O Projovem, sendo uma das ramificações o Juventude Cidadã, consiste em um convênio entre a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do MTE e o Governo da Paraíba, que tem como órgão executor a Secretaria do Desenvolvimento Humano.

Para cada jovem uma bolsa de incentivo no valor de 120 reais

Na Paraíba, 32 municípios foram selecionados pelo Ministério do Trabalho para participarem do Juventude Cidadã, sendo a escolha feita através de critérios populacionais.

As 32 cidades beneficiadas são: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Itaporanga, Santa Rita, Bananeiras, Guarabira, Cajazeiras, Piancó, Sousa, Itabaiana, Gurinhém, Catolé do Rocha, Esperança, Sapé, Princesa Isabel, Bayeux, Mamanguape, Solânea, Santa Luzia, Pombal, Picuí, Cabedelo, Araruna, Areia, Sumé, Remígio, Conceição, Coremas, Boqueirão, São José de Piranhas e São João do Rio do Peixe.

A formação dos contemplados com os cursos do Juventude Cidadã terá o cronograma de 100 horas/aula de Cidadania e Direitos Humanos, 50 horas/aula de Português, 50 horas/aula de Matemática e 200 horas/aula da Qualificação Profissional escolhida. Os jovens receberão uma bolsa de incentivo no valor de R$ 120,00 mensais. O Período dos cursos é de 5 meses e a meta é que seis mil alunos sejam formados e posteriormente inseridos no mercado de trabalho.

Fonte:Secom/Pb

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Cirurgia Bariátrica no H.U.-João Pessoa

HU realiza primeira cirurgia bariátrica pelo SUS
18/08/2008
Uma parceria firmada entre o Hospital Universitário Lauro Wanderlei, da UFPB, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possibilitou que a paciente Joselita de Andrade Costa, de 45 anos, fosse a primeira usuária a fazer redução de estômago através de cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Capital. Joselita foi operada na tarde da sexta-feira, dia 15, e, de acordo com a equipe do HU, recebeu alta na manhã desta segunda-feira, dia 18.

A equipe cirúrgica, comandada pelo médico Luís Antônio Fonseca, considerou o procedimento positivo e dentro dos padrões de normalidade, durando cerca de duas horas e meia. "A cirurgia teve início às 15h e foi concluída às 17h30, pois fizemos também uma intervenção na vesícula. Podemos avaliar que a cirurgia foi melhor do que o esperado, inclusive a paciente recebeu alta três dias depois quando o habitual é entre 4 e 5 dias", avaliou o médico.

Os custos para a realização das cirurgias estão sendo arcados pela SMS, com recursos próprios, e têm um valor de R$ 4.800 por procedimento. Este tipo de cirurgia está em fase de regulamentação por parte do Ministério da Saúde (MS), para que o município de João Pessoa possa oferecer o tratamento ao portador de obesidade grave. Com a regulamentação, o MS possibilitará os custeios necessários a esse tipo de tratamento.

O HU realizou todas as adequações necessárias na parte estrutural e instrumental, adquirindo camas especiais e demais aparelhos adaptados, de acordo com as condiões exigidas pelo MS, que envolvem toda a parte do ato cirúrgico, bem como no acompanhamento durante as fases pré e pós-operatória.

O diretor do HU, João Flávio de Paiva, explica que a habilitação do serviço vai permitir às pessoas que têm problemas de obesidade mórbida o acompanhamento multiprofissional necessário para a avaliação do momento ideal de realização das cirurgias: "Para a realização desta cirurgia é feito todo um preparo com o paciente, com endocrinologista, nutricionista, psicólogo e equipe cirúrgica, pois o paciente deve adotar um novo estilo de vida", disse o diretor do HU, acrescentando que a nova parceria vai beneficiar tanto a comunidade quanto os estudantes, que terão a oportunidade de aprender a tratar o paciente obeso.

Saiba mais – A cirurgia bariátrica é considerada um procedimento de médio a alto risco, uma vez que o paciente se submete a uma técnica de redução de estômago. Em virtude da necessidade da cirurgia, diversos profissionais devem trabalhar em conjunto antes, durante e depois da intervenção, pois o paciente obeso mórbido está sujeito a uma série de doenças, como hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares – infarto, derrame cerebral e câncer, por exemplo.


Secom/JP

domingo, 17 de agosto de 2008

Eventospb é Nosso Top


Votem no site www.EVENTOSPB.com na categoria Baladas e Festas. É simples, clique no banner na parte superior do site eventospb no link do Nosso Top, e abrirá uma página para repetir o código e confirmar, não é simples, e você nao demora nem 30 segundos.Agradecemos sua ajuda.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

PROJETO CINE VOLANTE PARA AGOSTO

Cine Volante divulga programa de curtas para o mês de agosto
15/08/2008 às 17:20 Aumentar tamanho da fonte Reduzir tamanho da fonte

O Projeto Cine Volante, que difunde a sétima arte nas comunidades de João Pessoa, traz em sua programação deste mês a exibição dos curtas metragens ‘Alice’, ‘O Rio Severino’ e ‘Cabaceiras’, e vai atender 11 localidades. As sessões de agosto tiveram início na quinta-feira (14) na Escola Municipal Aruanda, no Bairro dos Bancários, e prosseguem até o dia 29, quando chega à Comunidade Juracy Palhano, no Alto do Mateus.

O vídeo ‘Alice’ é uma ficção com 15 minutos de duração e foi lançado em 2005, onde em desencontro na grande metrópole paulista, Alice e Alex traçam uma geografia sentimental de amor e perda. Já ‘O Rio de Severino’ é um documentário com 12 minutos de duração, também lançado em 2005, que retrata um episódio de 1994, quando Biro da Bolívar contratou Dado Amaral para filmá-lo no Rio de Janeiro, antes de regressar à Paraíba. Dez anos depois, o cineasta propõe a Biro que crie um filme sobre a cidade. O terceiro vídeo, intitulado ‘Cabaceiras’, é um documentário com 16 minutos de duração, lançado em 2007, e mostra quatro cabaceirenses que, de posse de um serrote, põem fim às falsas certezas sobre o nordeste brasileiro. A fotografia do vídeo é assinada pelo fotógrafo paraibano João Carlos Beltrão.

Mais informações pelo telefones 3218-9707 e 3218-9708, ramal 44 ou 35, e no Casarão 34, na Praça Dom Adauto, ou ainda pelo e-mail
divisaodeaudiovisual@yahoo.com.br

Programa completo

Quinta-feira (14), Escola Municipal Aruanda, próximo a Praça da Paz, no Bancários.

Sexta-feira (15), Escola Municipal Nazinha Barbosa, na Rua Edmundo Filho, Manaíra.

Segunda-feira (18), Escola Municipal Presidente João Pessoa, na Rua Martinho Lutero, 520, Jardim Veneza.

Terça-feira (19), Escola Municipal Menino Jesus, na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, 09, Tambiá.

Quarta-feira (20), Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), na Avenida Minas Gerais, 177, Bairro dos Estados.

Quinta-feira (21), Associação dos Moradores do Jardim Itabaiana, na Rua Elias Cavalcanti de Albuquerque, 1019, Cristo Redentor.

Sexta-feira (22), Escola Municipal Ministro Castro Alves, Rua Manoel Guerra, 71, Funcionários I.

Segunda-feira (25), Escola Municipal Dom Helder Câmara, próximo ao 5º Batalhão da Polícia Militar, no Valentina Figueiredo.

Terça-feira (26), Escola Municipal Padre Leonel da Franca, na Rua Antônio Arantes, 160, Geisel.

Quarta-feira (27), Escola Municipal Ernani Sátyro, na Rua Professor José Holmes, 120, Ernani Sátyro.

Sexta-feira (29), Escola Municipal João XXIII, na Rua Projetada, 60, Comunidade Juracy Palhano, no Alto do Mateus.

sábado, 5 de julho de 2008

EVENTOSPB.COM com você em todos os momentos!

EventosPB é sucesso total entre os paraibanos

A cidade de Itaporanga não pára de produzir talentos nas mais variadas áreas que se possa imaginar. No mundo cibernético o nome da 'Rainha do Vale' tem fincado seu lugar no que de melhor se pode encontrar em sites de informação das mais diversas possíveis. Um dos frutos itaporanguenses mais festejados e comemorados em João Pessoa é o site EventosPB especializado na cobertura de eventos nos municípios paraibanos. A página é sucesso total!
Acessando o EventosPB você, entre a variedade de entreterimento puro, ainda pode conferir fotos de belas gatas na seção: Gata do Mês, como esta daí na foto (Thássila Karem). Só no mês passado o EventosPB teve nada mais nada menos do que 350 mil acessos de internautas. E essa extraordinária marca foi ultrapassada só nas duas últimas semanas, próximo de 400 mil acessos estão sendo registrados neste mês de festejos juninos. O responsável por todo esse sucesso é o jovem multimídia João Almeida Júnior, coordenador-geral do site. Acesse você também e confira o sucesso que os pessoenses já conhecem à tempos, lá você ainda pode ouvir uma ótima programação musical através do som da rádio Paraíbajovem.
O site é o ponto de encontro virtual da galera jovem paraibana. Acesse: EventosPB.com

Paraíba contra a rubéola

Paraíba prepara campanha que quer vacinar mais de 1 milhão de paraibanos contra rubéola

A Paraíba deu o pontapé inicial para uma mega campanha contra a rubéola que vai mobilizar os 223 municípios paraibanos e um contingente populacional cerca de 1,2 milhões de paraibanos. Para garantir o sucesso da mobilização, o Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza durante toda a semana um treinamento no auditório do Hemocentro, com a participação de aproximadamente 30 pessoas que desempenham a função de coordenador de imunização e coordenador da vigilância epidemiológica nas 12 gerências regionais de saúde do estado, bem como técnicos da gerência executiva de Atenção Básica e Educação e Saúde da SES.

A capacitação está sendo ministrada pela consultora do Ministério da Saúde, Diana Pinto e pelo Chefe do Núcleo de Imunização da SES, Walter Albuquerque, que, segundo ele, estão repassando as informações dadas em curso ministrado pelo MS em Brasília e Recife. “As pessoas que aqui estão sendo treinadas também desempenharão o papel de multiplicadores nos 223 municípios, onde serão preparados os enfermeiros, técnicos, médicos, entre outros para a execução da campanha”, destacou Walter.

As pessoas treinadas pela Secretaria Estadual de Saúde vão executar todo o planejamento da campanha contra a rubéola que compreende a micro-programação, supervisão e monitoramento. “Elas farão o acompanhamento da mobilização num período de 5 semanas”, informou o chefe do núcleo de Imunização.

No período de 29 de agosto a 12 de setembro a Paraíba se une aos demais estados brasileiros para eliminar a circulação do vírus da Rubéola e evitar a Síndrome da Rubéola Congênita em campanha que acontece simultaneamente em todo o País. Dados do núcleo de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde dão conta que no ano passado houve um surto da doença com 450 casos no Estado, onde foram registrados um aborto e dois natimortos, ou seja, crianças que já nasceram mortas ou vieram a óbito logo após o nascimento.

De acordo o Secretário de Estado da Saúde, Geraldo Almeida, a Paraíba contará com 1,2 milhão de doses da vacina contra a rubéola que deverá imunizar 1/3 da população no Estado entre homens e mulheres na faixa etária de 20 a 39 anos. “Faço um apelo para que os homens também participem da campanha, pois do surto que aconteceu no ano passado na Paraíba, 67% dos casos foram da classe masculina na idade de 20 a 39 anos”, frisou.

“Como a única forma de prevenção da doença é tomar a vacina, esperamos que as pessoas enquadradas na faixa etária exigida colaborem com a mobilização a fim de atingirmos a meta”, destaca Geraldo Almeida.

As doses da vacina serão disponibilizadas nos postos de saúde fixos e volantes, hospitais, entre outros. No período programado haverá dois dias “D contra a rubéola”: um acontecerá no dia 09 de agosto junto com a campanha contra a Pólio, e o segundo será no dia 30 de agosto, específico para a rubéola.

A única restrição da vacina contra a rubéola é para as pessoas que estejam tomando imunossupressores e as gestantes, que no primeiro caso deverão receber a dose após a suspensão dos medicamentos, e no segundo caso, após o parto. “As mulheres que tiveram pós-aborto deverão tomar a vacina”, lembra o Secretário.

Segundo o chefe do núcleo de Imunização da SES, Walter Albuquerque, 50% das pessoas com rubéola não apresentam sintomas e 50% apresenta manchas avermelhadas, inicialmente na cabeça e em seguida pelo restante do corpo, além de ínguas por trás das orelhas e coluna cervical, febre baixa, conjuntivite e dores no corpo, principalmente, no caso das mulheres, nas juntas.

Conforme Walter Albuquerque, esse ano a SES contabiliza 18 casos notificados, principalmente em João Pessoa e Mamanguape. Em 2007, mais de 30 municípios paraibanos registraram casos da doença, onde a maior incidência da rubéola se deu além dos dois municípios citados, ainda em Campina Grande. “O surto da doença aconteceu em diversas partes do País. Esse foi um dos motivos que levaram os países das Américas a se comprometem em eliminar o vírus da doença até 2010”, lembra.

Walter adianta que essa será a maior campanha realizada no mundo. O Brasil é o último país do continente americano a realizar a mobilização contra a rubéola que deverá atingir 70 milhões de brasileiros.

Ascom SES/PB

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Ponto-extra de TV não pode ser cobrado

16 de Junho de 2008
Ponto-extra de TV por assinatura: nenhum consumidor pode ser cobrado, independentemente da data de contratação
Com a suspensão da vigência de alguns artigos da Resolução 488/07 da Anatel, que disciplina as relações entre consumidores e empresas de televisão por assinatura, o Idec tem sido procurado por associados que têm ponto-extra contratado antes de 2 de junho de 2008, quando entrou em vigor a resolução.

A dúvida se refere à proibição da cobrança pelo ponto-extra: ela vale para todos os consumidores ou apenas para quem contratar o serviço depois de 2 de junho?

O Idec entende que as novas regras são válidas também para os consumidores que já têm TV por assinatura, e não apenas para aqueles que contratarem o serviço depois de 2 de junho. A cada boleto pago, o consumidor renova a sua intenção de usufruir o serviço. Assim, os contratos firmados antes da entrada em vigor da Resolução são renovados a cada mês, a cada pagamento da mensalidade, sujeitando-se à norma vigente no momento de cada renovação.

Esse também tem sido o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao julgar casos de contratos que, em sua natureza, coincidem com o contrato de TV por assinatura. São os contratos que se prolongam no tempo, como planos de saúde - ver, por exemplo, o RESP 809.329/RJ.

Além disso, o Código de Defesa do Consumidor é taxativo ao prever que a interpretação deve ser sempre aquela mais favorável ao consumidor.

O Idec já havia manifestado essa posição à Anatel em carta enviada em 13 de maio.

A fim de informar adequadamente o consumidor, o Instituto contatou a Anatel em 13 de junho através de seu serviço de atendimento ao consumidor. A informação dada coincide com o entendimento do Idec: o ponto-extra não pode ser cobrado de ninguém.

E se eu for cobrado, o que faço?
O consumidor que receber cobrança pelo ponto-extra pode optar por duas medidas:
  • Pagar pelo ponto-extra e, posteriormente, solicitar a devolução em dobro do valor pago indevidamente;
  • Não pagar pelo ponto-extra, solicitando que a empresa de TV por assinatura envie nova fatura sem a adição desse valor.

    Caso a empresa se negue a devolver o valor pago indevidamente ou a enviar novo boleto, o consumidor deve procurar o Procon e denunciar a prática à Anatel (0800-33-2001). Se, mesmo assim, o problema não for resolvido, é possível apelar a Justiça através do Juizado Especial Cível (JEC). É mais rápido do que a Justiça Comum e os procedimentos são mais simples. Não há necessidade de se recolher custas processuais em primeira instância nem pagar honorários advocatícios caso perca a ação. Nas causas de até 20 salários mínimos - como é o caso do ponto-extra -, a presença de advogado não é obrigatória.
  • quinta-feira, 12 de junho de 2008

    Hospitais de pequeno porte na Paraiba

    Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba

    ::. Notícias 10/06/08


    • Governo investirá em hospitais de pequeno porte na Paraíba

      A Paraíba, em breve, vai dar um passo importante na reestruturação da sua rede hospitalar. Trata-se do programa Hospitais de Pequeno Porte – HPP, cuja implantação foi anunciada na sexta-feira (6) pelo governador Cássio Cunha Lima, durante a solenidade de entrega de portarias de nomeações a mais 305 profissionais aprovados no concurso da Secretaria da Saúde. O ato solene aconteceu nas dependências do Cine Bangüê, do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

      Durante pronunciamento, após entregar simbolicamente as portarias aos mais novos servidores do Estado, Cássio informou que a Assembléia Legislativa aprovou o remanejamento do orçamento que vai permitir mais recursos para saúde, com o financiamento do programa Hospital de Pequeno Porte - HPP, que vai viabilizar o apoio financeiro para pequenas unidades hospitalares do Estado, sobretudo as localizadas no interior do Estado.

      As principais metas do programa HPP-PB são reestruturar, qualificar e humanizar a assistência, incrementando um novo modelo de organização e financiamento para a adequada inserção dos HPP’s na rede hierarquizada de atenção à saúde. Assim, aumenta a efetividade de toda a atenção hospitalar, qualificando a gestão e a descentralização, propiciando o monitoramento, avaliação e controle dos recursos empregados na saúde da população.

      O governador lembrou que o Estado já contratou mais de seis mil pessoas através de concursos públicos, os quais estão fazendo desaparecer a "deplorável figura do pistolão" e a prática do apadrinhamento. E observou: "Cada um de vocês que conseguiu êxito nesse concurso não vai depender da recomendação de um político ou do governador, mas sim do esforço e do mérito pessoal de cada um".

      Ele destacou a importância da qualificação dos servidores estaduais, porque assim estão sendo contratadas pessoas comprometidas com a sociedade e com o serviço público. E reforçou que a meta é banir definitivamente aqueles que entram no Estado e não prestam o serviço que a sociedade necessita, dando como exemplo o recente fato ocorrido no presídio Serrotão, em Campina Grande, onde, por meio de uma operação conjunta com a Polícia Federal, descobriu-se o envolvimento de servidores públicos com o crime organizado.

      O governador solicitou aos novos servidores da Saúde para que prestem seus serviços de maneira humanitária, especialmente aos pobres, para quem apelou um atendimento com amor, fraternidade, respeito, valorização e humanismo. "A grande contribuição que vocês podem dar é oferecer um gesto de carinho, de conforto, de apoio e o conhecimento profissional àqueles que mais precisam, que não podem ter um plano de saúde, não podem viajar para outros Estados e que dependem da mão dadivosa de vocês", salientou. Já o secretário da Saúde, Geraldo Almeida, destacou os avanços conquistados pela saúde na atual administração estadual, citando a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Saúde, instalação da hemorrede em todo o Estado, consolidação do Laboratório Central – Lacen que em breve ganhará sede própria, entre outros. Ele comentou ainda que os Programas contra Tuberculose, de Combate ao Tabagismo e de Combate à Dengue executados na Paraíba são apontados hoje entre os melhores do País.

      Oportunidade

      Falando em nome dos demais concursados, o urologista Gilberto Menegesso Júnior, que será lotado no Hospital de Emergência de Campina Grande, também destacou a oportunidade concedida aos profissionais, que, a partir de agora, deverão se unir ao Governo na busca de um serviço de saúde mais digno para a população.

      A terapeuta Patrícia Morais, que também recebeu sua portaria das mãos do governador Cássio Cunha Lima, destacou que passar no concurso público lhe dá uma possibilidade de crescimento profissional.

      HPP atenderá municípios com até 30 mil pessoas

      A implantação do programa Hospitais de Pequeno Porte – HPP/PB representa um passo importante para a reestruturação da rede hospitalar Com o programa, serão beneficiados municípios de até 30 mil habitantes, com as condições específicas estabelecidas pela Portaria Ministerial 1.044 de 1º de junho de 2004 e Resolução n.º 357/07 da Comissão Intergestores Bipartite do Estado da Paraíba. Cerca de 60 municípios serão contemplados na primeira etapa do programa.

      Segundo informou o secretário Geraldo Almeida, os hospitais serão regidos por contrato de metas que será firmado entre o gestor municipal/estadual e a Unidade de Saúde, que deverão estabelecer metas a serem alcançadas pela entidade, ficando esta sujeita a controle de resultados para verificação do cumprimento do acordado.

      O contrato também deverá ser revisado, no mínimo, a cada 12 meses e, se necessário, reajustado em seu conteúdo tanto no referente as metas físicas como no recurso financeiro. "É relevante neste caso o papel assumido pelo Controle Social, como parte do processo de acompanhamento, avaliação e revisão dos termos acordados", comentou.

    • Ascom SES/PB

    quarta-feira, 21 de maio de 2008

    Vacina contra o câncer de colo


    Acaba de chegar ao Brasil a vacina contra o câncer de colo do útero

    Atenção, mulheres entre 10 e 25 anos. A partir de hoje, as clínicas de vacinação já estarão recebendo o imunizante contra o papilomavírus humano, ou HPV, sexualmente transmissível e grande culpado por 99% dos casos de câncer de colo do útero. Esse tipo é o segundo mais letal entre as brasileiras -- perde apenas para o câncer de mama.

    Segundo Pedro Lima, gerente médico de vacinas da GlaxoSmithLine (GSK), a nova arma age contra quatro tipos dessa família de vírus, identificados pelos números 16, 18, 31 e 45. "Embora ainda não se possa dizer com toda a certeza o tempo de proteção desse imunizante, acredita-se que ela será válida entre seis e nove anos", afirma.

    Se você se assustou com a indicação etária, saiba que, embora o pico de incidência ocorra entre 20 e 25 anos, a curva de crescimento da doença entre as adolescentes é ascendente. É que elas iniciam a vida sexual cada vez mais cedo, costumam ter vários parceiros e nem sempre exigem a camisinha. O risco é ainda maior porque, nessa etapa da vida, o colo do útero está em formação, o que favorece a entrada e a proliferação do HPV. Sem contar que a garota não conta com anticorpos suficientes para combater o agressor. Os homens correm menos riscos, mas também estão sujeitos às complicações deflagradas pelo malfeitor, como tumores malignos no pênis e no ânus.

    O câncer não é a única encrenca provocada pelo intruso. Verrugas (ou condilomas) podem dar as caras tantos nos genitais femininos como nos masculinos. Embora essas lesões sejam benignas, o tratamento nem sempre é eficaz. Em geral, consiste na queima com frio intenso, bisturi elétrico, laser, substâncias cáusticas, pomadas e cremes.

    Engana-se quem imagina que a vacina anti-HPV vá tornar desnecessários os cuidados preventivos. Não vai. "Mulher nenhuma deve dispensar os exames ginecológicos de rotina e os testes laboratoriais, como o papanicolau, que aponta lesões provocadas pelo HPV", alerta o médico Pedro Lima. Vale lembrar, também, que o imunizante tem que ser prescrito pelo especialista. Ah, os preservativos continuam na ordem do dia, mesmo com a bem-vinda vacina.

    O preço de fábrica, R$ 216,55, foi aprovado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), mas terá um acréscimo de custos e taxas de serviço nas clínicas particulares.

    terça-feira, 20 de maio de 2008

    ESTUDO LIGA USO DE CELULAR NA GRAVIDEZ A HIPERATIVIDADE EM CRIANÇA

    Mulheres grávidas que usam telefone celular podem ter mais chances de ter filhos com problemas de comportamento como hiperatividade, segundo um estudo realizado em conjunto pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e a Universidade de Aarhus, na Dinamarca.

    O estudo constatou que filhos de mães que usavam o celular pelo menos duas ou três vezes ao dia durante a gravidez estavam mais propensos a ter problemas de comportamento --entre eles hiperatividade e dificuldades para lidar com emoções e relacionamentos-- ao chegar à idade escolar.

    A pesquisa constatou ainda que crianças que usam o celular antes dos sete anos de idade correm mais riscos de ter problemas de comportamento.

    Mas os próprios autores da pesquisa afirmam que os resultados foram inesperados e devem ser interpretados com cuidado.

    Mães de 13.159 crianças haviam sido recrutadas ainda durante a gravidez. Quando seus filhos completaram sete anos, em 2005 e 2006, elas responderam um questionário sobre a saúde e o comportamento das crianças e sobre o uso do celular durante e após a gravidez e pelos filhos.

    Os resultados revelaram que as mães que usavam o celular tinham 54% mais chances de ter filhos com problemas comportamentais, e os riscos pareciam aumentar se o uso era mais freqüente. Quando as próprias crianças também usavam o celular antes de completar sete anos, elas tinham, em média, 80% mais risco de ter dificuldades de comportamento.

    Precaução

    Os autores da pesquisa lembram que esse é o primeiro estudo do tipo e que é necessário pesquisar mais o assunto para estabelecer se a causa dos problemas comportamentais foi, de fato, o uso do celular.

    Os pesquisadores afirmam, por exemplo, que os problemas comportamentais podem não ser resultado da radiação emitida pelo aparelho, mas, sim, estarem associados à pouca atenção dada à criança pela mãe que usa o celular com muita freqüência.

    Se isso for comprovado, dizem os especialistas, "o assunto será uma questão de preocupação em termos de saúde pública devido ao uso generalizado da tecnologia."

    O estudo será publicado em julho na revista especializada "Epidemiology".


    Novo site do grupo Abril! www.Bebe.com.br

    quarta-feira, 14 de maio de 2008

    Pacientes de hemodiálise ameaçam interditar BR-230 nesta quarta

    Pacientes de hemodiálise ameaçam interditar BR-230 nesta quarta

    Relegados à própria sorte, sem recursos e apoio, pacientes de Cajazeiras que fazem rotineiramente tratamento de hemodiálise em Sousa não agüentam mais tamanho abandono e anunciam um protesto para esta quarta-feira (14), na BR 230, em Cajazeiras, a partir das 9h.
    Eles querem sensibilizar a Secretária de Saúde do Estado e o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) sobre o corte do auxilio para tratamento fora de domicílio (TFD), que foi decidido na última semana pelo Ministério da Saúde e executado pela secretaria de Saúde do Estado.
    Segundo a determinação do Ministério, os recursos só serão liberados para pacientes que se deslocam para cidades com mais de 50 km de distancias, ficando os pacientes que fazem hemodiálise em Sousa, que tem uma distância de aproximadamente 42 km, fora do programa.
    Na dianteira da manifestação estão os pacientes Ronaldo José da Silva e Vanildo da Silva. Semana passada o portal DIÁRIO DO SERTÃO denunciou a situação de penúria vivida pelos pacientes e teve a garantia de providências do secretário de saúde Geraldo Almeida, mas até agora não houve nenhuma resposta positiva.
    Diário do Sertão -13/05/2008

    terça-feira, 13 de maio de 2008

    Médicos da capital decidem manter indicativo de greve

    * BARTOLOMEU HONORATO

    Quatrocentos e quarenta médicos efetivos da Prefeitura de João Pessoa decidiram manter o indicativo de greve para o dia 28 deste mês. Eles reivindicam um valor fixo para as Gratificações por Desempenho de Produção (GDP) em substituição às gratificações por estímulo ao trabalho pagas pela Secretaria de Saúde. A decisão foi tomada ontem à noite durante assembléia do Sindicato dos Médicos da Paraíba (Simed) realizada no Conselho Regional de Medicina (CRM), em João Pessoa. “Nós tomamos essa decisão, porque queremos negociar até o dia 28 com a Secretaria de Saúde de João Pessoa. Se até essa data não avançar o diálogo, a categoria vai entrar em greve”, alertou o presidente do Simed”, Tarcísio Campos.
    Caso seja deflagrada uma greve da classe em João Pessoa, ficarão suspensos os atendimentos eletivos, como a marcação de consultas em policlínicas e cirurgias específicas. Segundo o Sindicato dos Médicos da Paraíba, só funcionarão os atendimentos de urgência e emergência na capital. O Simed ainda não tem um levantamento da quantidade de pacientes que poderá deixar de ser assistida pelos profissionais da rede municipal de saúde.
    O presidente do Simed afirmou que o piso de R$ 500, proposto pelo sindicato para a GDP, é igual ao valor pago atualmente por um plantão. A gratificação fixa evitará perdas salariais e recomposição nos vencimentos dos profissionais da saúde. “Não podemos continuar com a remuneração na base do estímulo ao trabalho, porque isso não está conforme o Sistema Único de Saúde (SUS). O médico, que trabalha à noite ou finais de semana, onde a produtividade praticamente não existe, será prejudicado”, justificou o presidente do sindicato Tarcísio Campos.
    Além da GDP, os médicos reivindicam gratificações por tempo integral para os médicos do Programa de Saúde da Família (PSF). Eles querem que os profissionais ganhem 80% em cima do salário-base dos médicos, que hoje é R$ 675. Os sindicalistas também pedem que a cada três anos o médico tenha a categoria elevada de uma classe para outra, com direito a reajustes no contracheque. A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de João Pessoa informou que os médicos foram os únicos funcionários da pasta que tiveram um reajuste de R$ 381 para estímulo à produção. A assessoria informou que a secretaria mantém o termo de adesão médica ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).

    segunda-feira, 12 de maio de 2008

    Comer ou não comer chocolate





    Comer ou não comer chocolate






    Sete marcas de chocolate em barra e oito de ovos de Páscoa foram pesquisadas pelo Idec, além de 15 tipos de colombas pascais. Resultados comprovam que ficar atento na hora das compras pode diminuir o prejuízo à saúde.

    O levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) analisou sete marcas de chocolate em barra (ao leite e meio amargo) e oito marcas de ovos de Páscoa com o objetivo de orientar o consumidor sobre os cuidados necessários na hora de escolher o produto. A análise considerou três aspectos: a quantidade de cacau, o açúcar e as calorias e gorduras.

    Segundo o coordenador da pesquisa, Carlos Thadeu, análises como essa são importantes para incentivar o consumidor a olhar para os rótulos e, conseqüentemente, privilegiar as marcas que oferecem mais informações. "Além de o consumidor conseguir fazer a melhor escolha para a sua saúde, ele tem direito de saber o que está consumindo e, com isso, pode cobrar das empresas que ofereçam o maior número de informações".

    Cacau

    Embora a legislação brasileira não exija da empresa informar aos consumidores a quantidade de cacau de seus produtos, o Idec questionou todas as marcas em relação a esse assunto. Algumas delas disseram que essa informação é sigilosa por fazer parte da formulação do chocolate (alegação questionável, já que a quantidade de cacau é informada em outros países e que, em alguns casos, é utilizada até em publicidade). Outras marcas, como é o caso da Kopenhagen e Toblerone, divulgam a porcentagem de cacau no próprio rótulo.

    No que diz respeito às qualidades do chocolate, a regra geral no caso do cacau é: quanto maior a quantidade de cacau no produto, maior a quantidade de flavonóides - componentes que reduzem o colesterol e diminuem os riscos de doenças cardiovasculares - e, conseqüentemente, mais benefícios à saúde.

    Dica: como a informação da porcentagem de cacau não é divulgada por muitas marcas, é importante estar atento ao fato de que quanto mais preto e mais amargo, maior é a probabilidade do chocolate ter boas quantidade de cacau.

    Veja tabelas:

    Quantidade de cacau encontrada em ovos de páscoa

    Quantidade de cacau encontrada em barras de chocolate

    Açúcar

    Algumas marcas também se negaram a informar a quantidade de açúcar, embora em outros países essa informação seja disponibilizada no rótulo por estas mesmas marcas.

    A quantidade elevada de açúcar nos chocolates pode causar ganho de peso, levar à obesidade e ainda causar diabetes.

    Calorias e gorduras

    O levantamento do Idec também avaliou a quantidade de calorias das barras de chocolates e ovos de páscoa. Nos ovos a variação fica entre 130 e 150 kcal, em porções de 25 gramas e nas barras, a mesma porção, tem entre 125 e 150 kcal. Essa quantidade corresponde a 7,5% do total de calorias que um adulto deve ingerir por dia. Nos casos das crianças é pouco mais preocupante, já que se ela consumir um ovo pequeno de 150 gramas já terá ingerido 63% das colorias recomendadas para um dia.

    A análise do instituto observou também que existe uma importante variação de um marca para outra no que diz respeito a gorduras totais. Em alguns casos, uma porção de 25 gramas contém 10 gramas de gorduras totais.

    Colombas

    Na análise das colombas pascais, em que 15 unidades de nove marcas diferentes foram avaliadas, o instituto verificou a quantidade de gordura trans existente em porções de 80 gramas. Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomende que se deve consumir, no máximo, 2 gramas de gordura trans por dia, o Idec encontrou em uma das marcas (Laura) 3,2 gramas da gordura.

    Veja tabela com a quantidade de gordura trans encontrada nas colombas

    Clique aqui para ler a matéria completa na Revista do Idec.